Apresentação de trabalhos

A comissão organizadora do Ctrl+E 2021 divulga os dias e horários da apresentação de trabalhos

As apresentações acontecerão através da plataforma StreamYard com transmissão do canal do VI Ctrl+E no Youtube. 

Apenas um autor por trabalho  fará a apresentação do trabalho.

Os links de acesso serão enviados aos autores por e-mail.

Sala 01: Dia 24/08/2021 de 14 às 15h30min

Mediador:  Prof. Pedro Thiago Valério de Souza

Título

Autores

O Uso de Microscópios Virtuais no Ensino de Histologia Humana durante a Pandemia de COVID-19

Wesley Ferreira de Moraes Brandão, Andréa Silva de Medeiros e Giciane Carvalho Vieira

As Redes Sociais nos Espaços de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia

Cleandro Stevão Tombini e Maristani Polidori Zamperetti

Ensino remoto emergencial e o uso das TDIC por docentes da rede de ensino médio integrado federal

Ana Cláudia Borges, Marina Jacinto da Silva Oliveira, Aparecida da Silva Xavier Barros e Elidiene Gomes de Oliveira

Uso de recursos digitais em uma graduação a distância em meio a pandemia: Expectativa X Realidade

Cibele Castro Monteiro, Lydia Dayanne Maia Pantoja e Germana Costa Paixão

Orquestração instrumental online para a aprendizagem de função no contexto de ensino remoto

Marcelo Muniz, Veronica Gitirana e Rosilangela Lucena

Sala 02: Dia 24/08/2021 de 16 às 17h30min

Mediador: Prof. Antonio Diego Silva Farias

Título

Autores

Diferença entre gêneros na resolução de problemas em programação: uma revisão sistemática da literatura

Priscila Lima e Deller James

Uso de um mural virtual para práticas investigativas no ensino de ciências

Ariane Nascimento dos Santos, Bárbara Lúcia de Oliveira da Silva e Kátia Aparecida da Silva Aquino

O que o bê-á-bá tem em comum com os binários? Um Mapeamento Sistemático sobre Pensamento Computacional e Língua Portuguesa

Masenildo Soares da Silva e Ana Liz Souto Oliveira

Using the Miro Tool in Distance Education: A Case Study in Computer Engineering

Victor Hayashi, Felipe Almeida e Reginaldo Arakaki

Análise de planejamentos pedagógicos e o uso de um Repositório Educacional Digital: possibilidades para o ensino

Rayssa Araújo Hitzschky, Juliana Silva Arruda, Antônia Taticlé Vieira Cassiano, Liliane Maria Ramalho de Castro Siqueira e José Aires de Castro Filho

Sala 03: Dia 25/08/2021 de 8 às 9h30min

Mediadora: Prof.ª Cristine Martins Gomes de Gusmão

Título

Autores

Flexibilidade Cognitiva com aporte tecnológico para a promoção de uma aprendizagem significativa e crítica na educação básica

José Antônio Bezerra De Oliveira e Kátia Aparecida Silva Aquino

Ecoeco: ferramenta digital para o ensino de resíduos sólidos na perspectiva da Aprendizagem Significativa Crítica

José Antônio Bezerra De Oliveira, Igor Alberto Câmara da Cruz and Kátia Aparecida Silva Aquino

Relato de uma Formação Continuada sobre Pensamento Computacional e Cultura Maker para Professores da Rede Municipal de Feira Nova-PE

Paolla Rafaelly Barbosa De Oliveira, Anderson Marques Silva, AndrÉ Pedrosa Porto e Rosangela Vidal De Souza AraÚjo

Práticas Pedagógicas da Educação Básica em um espaçotempo híbrido e multimodal

Ederson Locatelli e Loide Pereira Trois

Investigando o uso da Tecnologia Assistiva no Âmbito Escolar

Isadora Souza and Alysson Milanez

Sala 04: Dia 25/08/2021 de 14 às 15h30min

Mediadora: Prof.ª Maria de Fátima Costa de Souza

Título

Autores

Matemática Maker: uma disciplina para o Itinerário Formativo de Matemática do Novo Ensino Médio

Charles Pimentel e Maria Luiza Campos

Análise de Aplicações de Dispositivos Android para Desenvolvimento de Planos de Aulas

Alaide Lisandra Melo Carvalho e Dennys Leite Maia

Feedback Analyzer: Uma interface para análise de feedback

Abilio Barros, Edilson Alves, Anderson Cavalcanti, Péricles Miranda, André Nascimento e Rafael Ferreira

EducAPI: Um Sistema Colaborativo para apoiar a Alfabetização

Raimundo Ludgério, Luís Vitor Amorim, Emerson Dantas e Ayla Dantas Rebouças

GameCA: Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta gamificada para estimular a participação dos alunos do IFRN nos Centros de Aprendizagem

Maria Laura de C. Barbosa, José Roldão Ribeiro Neto e João Helis Bernardo

Sala 05: Dia 25/08/2021 de 16 às 17h30min

Mediador: Prof. Pedro Thiago Valério de Souza

Título

Autores

A Inclusão aos Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação por Meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e o Modelo de Enriquecimento Curricular

Francislene Sabaini Ramos Salmen, Patrícia Alzira Proscêncio e Luciane Guimarães Batistella Bianchini

Um Mapeamento de Recursos para Desenvolvimento do Pensamento Computacional

Iago Sinesio Ferris da Silva, Rozelma França e Taciana Pontual Falcão

Learning Analytics e Problem-Based Learning: Mapeamento Sistemático da Literatura

Francisco Assis, Ana Paula Cavalcanti Furtado, André Nascimento, Péricles Miranda e Rafael Ferreira

Relato de experiencia sobre el uso de espacios de afinidad y sus lenguajes, como estrategias didácticas en cursos virtuales

Roger Alberto Aburto Villalta

Active Learning: new responsabilities for students and teachers

Fernanda Jardim Maia, Afonso Antonio Machado e Fernanda Jardim Maia

Sala 06: Dia 26/08/2021 de 8 às 9h30min

Mediador: Prof. Akailson Lennon Soares

Título

Autores

Impacto da descontinuidade da tecnologia Flash na disponibilidade dos Objetos de Aprendizagem em repositórios educacionais

Francelmo Guimarães de Farias, Alaide Lisandra Melo Carvalho, Dennys Leite Maia e Nelson Ion de Oliveira

Aulas On-line na Pós-graduação: o Uso de Metodologias Ativas e Percepções de Estudantes sobre o Percurso Educativo

José Antônio Bezerra De Oliveira, Alba Flora Pereira, Marcelo Lins Muniz de Melo Santos, Paula Basto Levay Lage e Patrícia Smith Cavalcante

Formação continuada em impressora 3D: possibilidades pedagógicas para os processos de ensino e de aprendizagem

Cintia Oliveira, Jarles Santos, Crisiany Sousa, Jeanne Bulcão e Charles Madeira

Uso de Recursos Tecnológicos para a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Processo de Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Rafaella Trindade Cunha Prates, Sani de Carvalho Rutz da Silva e Diego Roberto Antunes

Desafios e Possibilidades para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Fundamental I

Jheklos Gomes da Silva e Juliana Regueira Basto Diniz

Sala 07: Dia 26/08/2021 de 10 às 11h30min

Mediador:  Prof. Otávio Paulino Lavor

Título

Autores

Desenvolvimento de um Recurso Educacional Digital (RED) sobre o gênero parlendas nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Raquel Santiago Freire, Rayssa Araújo Hitzschky e Leonel Santos

Chocomática inauguração: um Recurso Educacional Digital para aprendizagem colaborativa de Álgebra nos anos iniciais

Juscileide Braga de Castro, José Aires de Castro Filho, Márcia Duarte Medeiros, Rayssa Melo de Oliveira, Gabriel Marques do Nascimento e Isadora Bruno Leite

App Bertha: desenvolvendo a conscientização sobre o papel da mulher na sociedade e o pensamento computacional a partir do Design Thinking

Eduarda Castelo Rabelo, Yasmin de Resende Lima Pinheiro, Francisco Ellivelton Barbosa, Giselle Araújo E Silva de Medeiros e Juscileide Braga de Castro

AleitaGame: Um Jogo Educativo Sobre Cuidados de Enfermagem Para Lesões Mamilo-areolares em Lactantes

Lays Pinheiro de Medeiros, Amanda Maria Domingos de Oliveira, Gabriel Barreto e Isabelle Katherinne Fernandes Costa

Cultura Maker e Robótica Sustentável na Escola

Maria do Carmo Santos Rocha, Aparecida da Silva Xavier Barros, Petterson Santos Rocha, Déric Vinícius Santos e Bruno Xavier Barros

A Aplicação da Metodologia Ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas face a Necessidade de Adequação da Estrutura Educacional nas Disciplinas do Curso De Direito

Eveline Lima de Castro, Leticia Neves Souza e Raquel Figueiredo Barretto

Sala 08: Dia 27/08/2021 de 8 às 9h30min

Mediador: Prof.  José Aires de Castro Filho

Título

Autores

Levantamento de funcionalidades para um fórum no Moodle: estudo para o desenvolvimento de nova versão de plugin customizado

Priscilla Mendes e Cristine Gusmão

Ensino do Teorema Fundamental do Cálculo: criação de um modelo praxeológico para a análise de micromundo

Patrícia Benevides de Oliveira e Franck Bellemain

As Sete Maravilhas do Mundo: Relato de uma Atividade com Pensamento Computacional Desplugado

Anderson Marques Silva, Erik Carlos Ferreira da Silva e Rosangela Vidal de Souza Araújo

A inserção do músico no universo das práticas musicais com mediações tecnológicas baseadas em software livre

Rafael Andrade, Luan Gonçalves, Iura de Rezende e Flávio Schiavoni

A tecnologia no estudo empírico da performance musical

Aluizio Barbosa de Oliveira Neto, Maurício Alves Loureiro e Flávio Schiavoni

As Redes Sociais nas Aulas de Bioquímica: Um instrumento de Interação e Aprendizagem Significativa

Paolla Rafaelly Barbosa de Oliveira e Rosangela Vidal De Souza Araujo

Sala 09: Dia 27/08/2021 de 14 às 15h30min

Mediador: Prof. Francisco Carlos Gurgel da Silva Segundo

Título

Autores

Modelagem de um Jogo Voltado para Crianças com Transtorno do Espectro Autista

Pedro Silva, Alana Pinheiro, Francisco Segundo e Reudismam Sousa

 

Avaliando a Usabilidade de Aplicações Voltadas para a Comunicação de Crianças com TEA

Edinadja Macedo, Welliana Ramalho e Joêmia Medeiros

TagarelApp: Protótipo de Interface Centrado na Usabilidade para o Desenvolvimento da Fala e Comunicação de Crianças com TEA

Edinadja Macedo, Welliana Ramalho e Joêmia Medeiros

Critérios para Avaliação de Softwares Educacionais voltados para Pessoas com Deficiência Visual

Taynar Gomes, Luciana Gomes e Reinaldo Gomes

AlfaBeto: Um Aplicativo para Auxiliar no Processo de Alfabetização de Crianças

Francivaldo Herculano e Ayla Dantas Rebouças

Sala 10: Dia 27/08/2021 de 16 às 17h30min

Mediador: Prof. Pedro Thiago Valério de Souza

Título

Autores

Empreendedorismo e Educação Financeira com o Aplicativo “Minhas Economias”

Maria Do Socorro Ferreira Ramos e Otávio Paulino Lavor

 

Técnicas de Machine Learning para Predição do Tempo de Permanência na Graduação no Âmbito do Ensino Superior Público Brasileiro

Ebony Marques Rodrigues e Roberta Macêdo Marques Gouveia

Era Uma Vez… A Contação de História como Estratégia de Expressão Computacional Crítica

Rozelma França e Patricia Tedesco

Proposta de uma metodologia de robótica educacional como um instrumento redutor de evasão em escolas públicas

Luccas Brando, Rina Dutra e Edgar Furtado

DIAS de inovação e produtividade: uma proposta de produção de Objetos de Aprendizagem para uma Aprendizagem Significativa em Autoeducação

Signe Silva, Marcilio Correia Junior, Antônio Dantas, Thaynara Clementino, Késsia Dutra e Rosember Dos Santos